26 de jun de 2012

Relações e Mais Relações

|
     Olá! Aqui vai mais uma postagem sobre profissões e, desta vez, vamos tratar de um tema muito amplo e muito presente em nosso dia-a-dia. Tenho certeza de que vocês nunca pararam para pensar sobre o assunto:" Quais são as relações entre as profissões? Como trabalhos tão diferentes como engenheiro, motorista e faxineira podem estar interligados?". É sobre isto que vamos explicar nesta postagem, espero que vocês gostem e achem interessante. Então, vamos lá:

     Em primeiro lugar, há uma coisa muito importante que deve ficar clara quando falamos de relações entre os empregos:  há uma variedade incrível de cargos de gêneros bem variáveis, a maioria deles muito diferentes entre si. Por mais diferentes que sejam, todos eles têm uma importância crucial para fazer com que a sociedade em que vivemos funcione como um todo. Para exemplificar, podemos compará-la com um grande castelo de cartas, em que cada uma dessas é um grupo de pessoas que trabalha com uma função específica e está encaixada perfeitamente em seu local, ajudando a equilibrar o conjunto inteiro. Se retirarmos uma delas de lá ou dermos um peteleco em qualquer parte, podemos causar estragos, que podem não só afetar aquela carta ou aquele pequeno grupo, como atingir uma porção maior e causar danos em grande escala.

      Vocês podem escolher uma profissão ao acaso, por mais simples ou isolada das outras que ela aparente ser e se perguntar como podemos relacionar este emprego com qualquer outro distinto, sem conseguir encontrar essa relação. Por isso é importante ter essa visão de que todas as carreiras estão ligadas e que não é preciso ir muito longe para enxergar esta ligação. Agora vamos dar alguns pequenos exemplos práticos para ficar mais claro  visualizar estes vínculos:




     No exemplo anterior podemos ver um modo criativo de relacionar um operário de uma fábrica de tecidos com um carteiro ( é claro que poderíamos ter dado um exemplo bem mais simples, mas é interessante mostrar como podemos colocar outras profissões também diferentes nesta relação).


    Para mostrar e explicar algumas outras relações entre as profissões, criamos alguns vídeos de StopMotion:



       Neste primeiro vídeo, temos a profissão de engenheiro de petrolífera e médico. Estranho não é? Mas com o petróleo que o trabalhador retira, fabrica-se diversas coisas, uma delas são as seringas plásticas. E adivinha quem as usa? Os médicos, claro! Não muito fácil essa, mas deu pra relacionar, porque temos como relacionar todas.


       Já neste vídeo, relacionamos dois tipos de profissões já mais comuns, porém necessárias.



     Este último vídeo, nos mostra que em uma profissão, milhares de outras estão envolvidas. Viu quantas possibilidades? Se não tivesse uma daquelas profissões, dificultaria o trabalho de outras. Lembre-se, todas estão ligadas igual a um castelo de cartas. ;)






0 comentários:

Postar um comentário