16 de jul. de 2012

Os dois lados desta história: Redes Sociais

|

Boa tarde leitores, aqui vai nosso último tema: redes sociais.  O que são? Para que servem? São totalmente seguras? Estas e mais perguntas responderemos ao decorrer deste post.

O QUE SÃO REDES SOCIAIS?

Redes sociais são sites na internet, que têm como objetivo unir pessoas, sem precisar pagar por isso, podendo falar com amigos virtuais ou reais a qualquer momento e em qualquer lugar.
Estas redes nos possibilitam ver pessoas distantes, acessar conteúdos escolares e diferentes opiniões sobre determinado assunto. Mas as redes sociais não são somente um mar de rosas. Assim como ela nos possibilita tudo que foi dito anteriormente, ela também nos possibilita brigar, escrever algo ofensivo e realizar diversos crimes.
O uso da internet está crescendo muito rápido, cada vez mais as pessoas estão “plugadas” neste meio. O direito à informação é tão importante, que a ONU acrescentou “acesso à internet” aos tríplice dos direitos fundamentais do ser humano, juntamente com o direito a moradia, saúde e educação. 



Abaixo, você pode ver uma lista das 5 redes sociais mais usadas de acordo com uma pesquisa feita em dezembro de 2011 pelo site “comScore”:


 Facebook
2º Orkut
3º Windows Live
 Twitter
5º Vostu








VARIEDADE DE ESPÉCIES DE REDES SOCIAIS


 Existem vários tipos de rede? Antes de conhecermos suas origens, é fundamental que conheçamos seus fundamentos. Ao tratar de redes online podemos dizer que estas são sites, pontos de encontro sociais e virtuais em que pessoas podem se relacionar. Existem muitos gêneros de redes, ou seja, redes com várias finalidades. Há algumas que são profissionais, outras de relacionamento (são as mais conhecidas e utilizadas, como Twitter, Facebook, MySpace...) ou até comunitárias, que representam grupos de pessoas de alguma região, com alguma ideologia ou assunto em comum.




O SURGIMENTO

                Antes das redes sociais nasceu a internet, assim como antes da galinha nasceu o ovo (já que a galinha seria a evolução de algum animal que botava ovo, mas isso não vem ao caso). Por isso, antes de contar sobre o surgimento das redes sociais, vamos comentar sobre o surgimento da internet. 
                A internet surgiu no tempo da guerra fria (1945-1991), criada pelas forças armadas norte-americanas. O objetivo desta invenção foi ter comunicação quando houvesse um ataque de inimigos, no caso que a telefonia não funcionasse. Em 1990, a internet começou a ganhar espaço na casa das pessoas, já que Tim Bernes-Lee criou a World Wide Web (www), que possibilitava as pessoas de criarem diversos sites. Nesta mesma década, criaram os primeiros navegadores, permitindo o acesso à site de jogos e diversos conteúdos.

E como foi esta história no Brasil?

                A internet chegou ao Brasil somente em 1987, mas podendo ser utilizada apenas em universidades, ou seja, podendo ser usada na área acadêmica. Um ano depois, foi implantada a Bitnet, uma rede remota que tinha como objetivo comunicação entre essas áreas. Em 1989 este modo de comunicação foi implantado na universidade Federal do Rio de Janeiro.  No ano de 1990, enquanto no exterior a internet abriu para o acesso público, aqui ela estava disponibilizada para 600 instituições de ensino.
Chegamos ao ano de 1997 em nossa história, onde o nosso personagem principal nascera: as Redes Sociais. Estas foram inspiradas no avanço da empresa América On Line, que criou o sistema de e-mail neste mesmo ano.
O primeiro a chegar foi o Sixdegrees. Este era um site que possibilitava os usuários a criarem um perfil e manter contato com diferentes pessoas. Três anos mais tarde, esta rede faliu abrindo espaço para diversas redes sociais, criadas em 2000, como Live Journa e Friendster. Depois deste ponto, as redes sociais foram se aprimorando e em 2003 começou a era destes tipos de comunicação.



ALGUMAS REDES CONHECIDAS...



Você com certeza já ouviu falar do Orkut não é mesmo? Esta rede foi criada em 2004 por Orkut Büyükkokten, um engenheiro turco do google. Ela começou com o objetivo de ser utilizada nos Estados Unidos, mas diferentemente do planejado, começou a fazer mais sucesso aqui no Brasil, sendo em 2011, a rede mais usada pelos Brasileiros.  Com este efeito, a sede desta rede que antes ficava na Califórnia foi transferida para o nosso país. Curioso para sabe mais sobre a história do orkut? Visite .esta linha do tempo aqui e saiba mais sobre ele.



No mesmo ano da criação do Orkut, Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes deram vida ao Facebook, que em 2012 começou a ganhar o espaço do Orkut na vida dos Brasileiros, sendo a rede social mais usada no país e no mundo. Se quiser conhecer mais sobre esta célebre rede social, é só clicar aqui.



REDES ALTERNATIVAS


Existem algumas redes que, como já dissemos antes, possuem temas específicos, ou seja, não são somente para socialização, são para socialização com pessoas de interesses em comum aos seus. Para exemplificar estas redes, podemos citar:




Skoob é a rede social dos leitores. Ela contém muitas informações sobre livros, autores, editoras, você pode criar e participar de grupos e comunidades, escrever resenhas comprar e gostar de livros, fazer amigos. Esta foi criada em 2008, por um analista de sistemas brasileiro chamado Lindemberg Moreira. Se quiser saber mais sobre a rede, neste link aqui tem uma entrevista com seu criador.







LinkedIn é uma rede social que tem como objetivo falar de trabalho. É um ótimo lugar para quem está procurando emprego, ou quer conhecer novos contatos profissionais. Como diz sua propaganda: "Mais de 150 milhões de usuários | Gerencie a sua identidade profissional. Construa e interaja com a sua rede profissional. Obtenha acesso a conhecimentos". Ela é a maior rede profissional no mundo atualmente, e foi criada no ano de 2003 por Dan Nye e Heid Hoffman.Neste link há mais informações sobre o LinkedIn.




 Esta é uma rede social para amantes da fotografia, em que as pessoas que possuem o aplicativo em seus aparelhos tecnológicos móveis podem postar as mesmas em outras redes ou no próprio Instagram depois de aplicar um filtro, ou seja, editar a foto com efeitos. Foi lançada em 2010, por Mike Krieger e Kevin Systrom. Antigamente esta só podia ser acessada por aparelhos da Apple, mas hoje em dia ele se popularizou e está acessível para outro tipo de aplicativo, em aparelhos mais baratos.Para conhecer um pouco mais sobre o Instagram e seu funcionamento, clique aqui em cima.


  Já esta rede social, chamada Last.fm, é uma rede relacionada a música, e assim como todas as outras que possuem temas específicos, serve para trocar informações e conhecer pessoas com os mesmos gostos que você, conhecer novos estilos e ficar atualizado. Nesta rede você possui um cadastro e ficam registradas todas as características do seu gosto musical. Ela foi criada no ano de 2002, por várias pessoas da alemanha e áustria, estas: Felix Miller, Martin Stiksel, Michael Breidenbruecker e Thomas Willomitzer. O slogan do site é The social music revolution, que em português significa A revolução social e musical. Para saber mais sobre Last.fm, acesse pelo link, clicando aqui.


REDES COM DIVERSOS TEMAS


Além destes poucos exemplos que foram citados acima existem muito mais redes sociais do que você imagina, especialmente estas com temas em especial, alguns muito criativosou muito específicos. Agora vamos somente citar algumas destas redes realmente diferentes, que chamaram nossa atenção. Se quiser saber mais sobre estas redes clicando aqui. 
-Orangotag, sobre séries de TV;
-Fugar, a rede para comprar pela Net:
-Frently, para quem quer fazer amigos;
-Whohub, para pessoas criativas que querem se expressar;
-Guidu, onde aqueles que entendem da geografia e do comércio de um local podem ajudar pessoas que querem saber mais;
-Remcloud, para pessoas que querem compartilhar sonhos que tiveram e ler sonhos de outras pessoas;
-Geni, a rede para você fazer sua árvore genealógica e também ver outras árovores.

Além destas existem, como já dissemos muitas e muitas outras redes, inclusive não encontramos um número aproximado de redes em funcionamento, pois elas são muitas e são criadas mais a cada semana, podemos até comparar o número de redes sociais com o número de times de futebol presentes no mundo.
     


A OPINIÃO DOS JOVENS À RESPEITO DAS REDES...



Agora que já vimos várias informações sobre as redes sociais, que tal vermos um pouco da opinião dos jovens à respeito das mesmas? Segue abaixo uma entrevista feita pelas Hiperativas.





 Você considera as redes sociais importantes na vida dos jovens atualmente?


Sem dúvidas, as redes sociais desempenham um papel importante na vida e nas relações dos jovens desta geração


Você é usuário cadastrado em alguma rede social? Se for, qual(is) é(são) esta(s)?

Sim. Facebook, MSN e Orkut, mas este último não uso mais.


Á respeito do bate-papo online, você acha que tenha mais vantagens do que a conversa ao vivo?

Não. Por um lado, o bate-papo permite que você converse com a pessoa diretamente de sua casa (o que é muito prático), além disso, você fala apenas com o interlocutor (sem interrupções). No entanto, você perde diversos aspectos da conversa ao vivo, como a linguagem corporal, o que pode desencadear mal entendidos. 


Hoje em dia, muitas pessoas possuem contas nas redes sociais e estas passam cada vez mais tempo logadas. O que você acha deste fato?

. Quando fazemos algo exageradamente os resultados não costumam ser positivos. O vício na internet  (o que inclui as redes sociais) pode causar diversos problemas. O tempo gasto em excesso no computador pode privar uma pessoa de sua convivência social direta, podendo torná-la depressiva. Por isso, tudo é uma questão de saber utilizar.


Então, quais são os benefícios das redes sociais para aqueles que sabem usá-las?


Bom, a comunicação facilitada,  reestabelecer contato com pessoas que você não vê há muitos anos, organizar grupos, divulgar mensagens com facilidade, entre muitos outros benefícios.




     PRÓS E CONTRAS

                Como já havíamos dito anteriormente, o uso das redes sociais propicia tanto prós quanto contras. Agora, iremos aprofundar neste assunto.






Prós
           As redes sociais possibilitam muitas oportunidades que não haviam sido criadas antes, como o rápido acesso à comunicação, a praticidade, a oportunidade de encontrar velhos amigos com somente alguns cliques. Nelas também podemos nos divertir e divulgar ideias, compartilhar fotos, falar sobre eventos e achar empregos. É muito fácil propagar uma mensagem através de uma rede social. É um meio muito rápido e eficiente de comunicação.



                                                                                                     Foto: As Hiperativas

Contras
Você já ouviu a frase “As redes aproximam pessoas distantes e afastam as pessoas próximas”?  Muitas pessoas esquecem que as redes sociais são só um complemento para o dia-a-dia, e fazem dos materiais eletrônicos a sua vida, ao invés de curti-la com as pessoas ao seu redor.
A nova geração está ficando tão dependente da rede e de outros meios tecnológicos que se esquece do quão importante é socializar e viver do lado de fora, não através de telas.

                                                                                  Foto: As Hiperativas


Além das redes sociais causarem isolamento, elas também causam grandes dores na coluna e nos olhos, por ficar muito tempo vidrado em uma tela de computador com a coluna torta, como podemos ver na figura abaixo.




MENSAGEM ONLINE OU CONVERSA AO VIVO? Eis a questão...

Não existe uma resposta certa para esta pergunta. A escolha entre estes dois tipos de conversa depende muito das suas metas, necessidades... Você não deve ter medo de usar os meios de bate-papo online para não se viciar ou coisa do tipo, assim como você também não deve se tornar um dependente tecnológico que necessita das redes para sobreviver assim como precisa de alimento. O melhor mesmo, é que você saiba utilizar cada um dos tipos de conversa com bom senso, para não exagerar em nenhuma das pontas. É importante conhecer os pontos bons e ruins e saber o que cada uma dessas opções tem a lhe oferecer, para conseguir aproveitar somente o melhor de cada uma delas. Então vamos ver um pouquinho das vantagens de cada um desses tipos de conversa, para o leitor poder avaliar e fazer seu próprio juízo sobre elas:



          
Ok, agora que já citamos todas as características boas, vamos ver as principais ruins?


O QUE VOCÊ ESTÁ PERDENDO COM O EXAGERO:


           As redes sociais são muito legais. Elas nos dão muitas novas possibilidades, mas também nos tiram algumas coisas...
           Como já dissemos antes, não devemos passar muito tempo nelas ou iremos perder grande parte das vantagens da nossa vida. Os amigos virtuais não devem substituir os nossos amigos verdadeiros, que estão logo aqui do nosso lado.
           É muito importante que nós saiamos um pouco da frente da tela do computador para irmos praticar exercícios, sair com os amigos e curtir a família. Assim como para o lazer, isto é importante para a nossa saúde: ao passar muito tempo nas redes sociais nós arriscamos dores de cabeça, no pulso, nas costas, no pescoço e em outras partes do corpo.
           Então se desconectem e vão tomar um ar fresco, passear com o seu cachorro, andar de bicicleta, tomar um banho de piscina ou qualquer outra coisa. A vida passa rápido. Se você não aproveitá-la, ela pode passar sem você perceber!


                                                Foto: As Hiperativas
VÍDEO LIPDUB

           Para fechar a postagem de hoje, segue abaixo um vídeo LipDub, ou seja, um vídeo em que uma música é dublada. Esta música foi criada por nós, as Hiperativas, e fala sobre as redes sociais.






Obrigada por acompanharem o blog, esperamos que tenham gostado da última tarefa do Desafio!

2 comentários:

  1. Esta postagem ficou simplesmente maravilhosa, e a música que vcs criaram é D+!!!! Parabéns, Meninas! Valeu a pena todo o trabalho que vcs tiveram...

    ResponderExcluir
  2. Sou jornalista e Apresentador Medina Jazzadi estou em dificuldades e desempregado .Peço gentilmente ajuda para colegas de profissão empresários e Colaboradores . que Puderem me ajudar depositando qual quer quantia direto em conta
    Caixa Econômica Federal
    Agência . 1538
    Operação . 013
    conta poupança .88407-3 meus fones 034 9224.3474 ou 034 3311.5059 meu e-mail .medina.jazzadi@bol.com.br

    ResponderExcluir